Interessada em mergulhar de cabeça na onda de produtos de beleza naturais para a pele, mas não sabe por onde começar? A dica é evitar alguns ingredientes que podem ser agressivos para a pele sensível. Confira abaixo quais são eles:
6 ingredientes de produtos de beleza que você deve ficar longe
1. Parabenos
Procure por metil-, butil-, etil- e propilparabeno na lista de ingredientes. Esses conservantes são usados para prevenir o crescimento de bactérias em produtos. Contudo, há evidências de que eles mexem com os níveis hormonais. Um estudo citou uma diminuição no comprimento do ciclo menstrual em mulheres com níveis aumentados de parabenos na urina.
2. Sulfatos
O lauril sulfato de sódio (SLS) e o sulfato de sódio laureth (SLES) são surfactantes frequentemente usados em limpadores para criar espuma e dar uma limpeza profunda. Eles são conhecidos por despir a pele de umidade e óleos naturais, o que pode levar à secura, vermelhidão e sensibilidade.
Leia mais
Aqui estão 6 formas de usar óleo de coco em prol de sua beleza
Você sabe para que servem produtos de beleza com vitamina C?
3. Ftalatos
Estes produtos químicos são encontrados em fragrâncias, ajudando os produtos a durarem mais tempo, e em alguns cosméticos (como esmaltes e spray de cabelo), para dar flexibilidade. Eles são facilmente absorvidos pela pele e imitam estrogênio no corpo, o que perturba os níveis e ciclos dos hormônios. Uma pesquisa, inclusive os ligou ao câncer de mama.
4. Polietilenoglicol
Este ingrediente pode funcionar como emulsionante ou solvente, permitindo que outros ingredientes penetrem melhor na pele. O problema? Eles são frequentemente contaminados com óxido de etileno (um carcinógeno conhecido) e 1,4-dioxano (provavelmente cancerígeno), de acordo com o Environmental Working Group.
5. Fragrâncias sintéticas
Primeiro: “perfume” ou “fragrância” em um rótulo é um termo genérico para qualquer número de ingredientes que podem legalmente permanecer não revelado pelos fabricantes. Muitas vezes, a fragrância contém ftalatos e álcoois que secam a pele. Segundo: os aromas sintéticos podem ser duros para a pele. “Ele pode causar qualquer coisa, desde dores de cabeça crônicas a erupções cutâneas”, diz Sarah Villafranco, médica e fundadora da empresa de produtos naturais Skincare Osmia (EUA).
6. Óleo Mineral
Petróleo líquido e óleo mineral – subprodutos do processo de refino de petróleo e os ingredientes primários em pomadas e produtos para os lábios padrão para a cura da pele – devem proteger a pele e evitar a perda de umidade, criando uma barreira oclusiva. A desvantagem: eles podem prejudicar o meio ambiente e também obstruir os poros.